domingo, 20 de julho de 2008

Aos meus amigos!

Embora não conheça a autoria, é um dos mais belos textos sobre este nobre sentimento que eu já li. Dedicado a todos os meus amigos, os de perto, os de longe, os de todo dia e os de de vez em quando.
Sintam-se abraçados pelos meus quase dois metros de envergadura!

Feliz dia do amigo!



"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto
e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências... A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade,
não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí, e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu oro pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber - que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os."

6 comentários:

Anônimo disse...

Texto maravilhoso! Lindissimo mesmo!
Um feliz dia do amigo, Jader! :D
Mesmo que atrasado...
Beijão e uma ótima semana!

Marcus Vinícius disse...

Bem, antes de mais nada, um feliz dia do Amigo atrasado para você!

E sobre tu estar de pijama ainda, minha mãe falou: "Nossa, que nojo que eu tenho dele, eu já trabalhei um monte hoje e ainda nem dormi para poder estar de pijama!". Já eu tirei outras conclusões: "Dercy morta, Jader de pijama depois das 11h da manhã, EM QUE MUNDO VIVEMOS???" hehehehe

Cara, te adoro, pode saber que tu vai ser pra sempre um convidado a vir na minha casa (a qualquer hora, a qualquer dia), mesmo depois de eu ficar rico e comprar uma ilha por aí (talvez a Austrália)...

Abraço grande, mano velho!

Beka disse...

Oiiiiiee!!!

Quanto tempo???
E aí, como estão as cositas??
Tudo bem com você??
Trabalhando muuuuiiiittttooooo???

Achei linda esta mensagem!!!

Tenha uma ótima quarta-feira e um bom restinho de semana.
Bjjuuuusss da Nega.

M@rcOs Alex disse...

Já fazia um bom tempo que não escrevia, e nem entrava nos blogs dos amigos. Mesmo assim, feliz dia do amigo (atrasado). Fico feliz, porque sei que faço parte desa turma, que acredito eu deve ser enorme, de ser teu amigo.
Um grande abraço.

Unknown disse...

Grande professor Jáder!... Estamos felizes pelo tricolor, parece que esse ano tem cheiro de título...
Abraços!

Zilda Santiago disse...

A gente não faz amigos, reconhece-os."--Esta frase é enxerto,não faz parte do texto de PAULO SANT'ANA.Vim parar aqui aqui procurando uma imagem para o o texto,coincidentemente este.que postei hoje em meu blog.Quando tiver dúvidas sobre autoria visite e participe da comunidade no orkut:AFINAL,QUEM É O AUTOR?
bJS NA ALMA.